• 0 votos - 0 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Afinal, o que é atração platônica?
#4
Ok, eu fui pesquisar mais e aqui tem umas fontes:

Este tópico da AVEN começa a discutir ser aplatônique como não ter amizades/não conseguir ter proximidade com pessoas que normalmente seriam consideradas amigas. Porém, eventualmente começam a aparecer pessoas confusas, por acharem que parcerias platônicas não se referiam a amizades, e sim a relacionamentos mais sérios, que envolvem comprometimento.

Esta postagem se refere mais ao segundo significado do que ao primeiro: fala sobre a necessidade de aplatônique vir da comunidade arromântica ter bastante foco em RQPs, e menciona que pessoas 100% cis hétero não se identificariam como aplatônicas, que ser aplatônique não significa não ter amizades, e que pessoas aplatônicas são simplesmente pessoas arromânticas que não possuem vontade de ter RQPs.

Porém, também menciona que pessoas aplatônicas podem se identificar desta forma por serem pessoas neurodivergentes arromânticas e assexuais que não conseguem formar relacionamentos de qualquer tipo, o que parece mais se referir ao primeiro significado.

O Tumblr Aplatonic Safe Space geralmente opera em relação ao primeiro significado: mencionam que pessoas podem ser hétero e aplatônicas, que orientações platônicas não possuem relação com gênero e não são LGBTQIAPN+, e que pessoas aplatônicas não possuem desejos de formar amizades.

Porém, também mencionam que pessoas aqueerplatônicas já estão cobertas sob a identidade aplatônica.

Dando uma olhada em outros blogs, temos esta pergunta, onde uma pessoa alorromântica quer utilizar o rótulo de aplatônique por não sentir nenhum laço de amizade, e esta pergunta, onde dizem que a identidade aplatônica é apenas para pessoas arromânticas, e se refere a não querer formar grandes amizades ou RQPs.

Eu já digo que nunca vi pessoas aplatônicas formando relacionamentos queerplatônicos, e acredito que isso faz sentido, já que relacionamentos queerplatônicos seriam meio que uma extensão de relacionamentos platônicos. Mas sei de pessoas aplatônicas que sentem atração alternativa.

Porém, eu já vi pessoas arromânticas e assexuais dizendo que suas orientações além dessas eram platônicas (mesmo que utilizassem lésbica aroace ou bi aroace, ao invés de usar o sufixo -platônique), e aí temos exemplos de pessoas alorromânticas dizendo que são aplatônicas.

Eu tenho quase certeza que a utilização de queerplatônique como sufixo, para separar da ideia de que orientação platônica se refere a amizades, é relativamente nova. As bandeiras que temos são geralmente do tipo que "completam o conjunto", nunca bandeiras separadas pensadas só para isso, ou requisitadas especificamente por pessoas que utilizam daquela orientação.

Para quem quer separar, eu sugeriria deixar orientação platônica para a questão dos laços de amizade, e usar orientação queerplatônica para falar de relacionamentos queerplatônicos. Independentemente de quem cunhou primeiro, uma dessas coisas possui uma alternativa, outra não. Mas isso é só minha opinião, não uso nenhuma das duas e não culpo quem já se apegou a utilizar orientação platônica no lugar da queerplatônica.
  Responder


Postagens neste tópico
Afinal, o que é atração platônica? - por caah - 05-09-2017, 09:27 PM
Afinal, o que é atração platônica? - por Aster - 05-09-2017, 11:44 PM
Afinal, o que é atração platônica? - por Oltiel - 06-09-2017, 07:01 AM
Afinal, o que é atração platônica? - por Aster - 06-09-2017, 09:54 AM
Afinal, o que é atração platônica? - por mimi - 06-09-2017, 11:22 AM
Afinal, o que é atração platônica? - por caah - 06-09-2017, 08:03 PM

Possíveis tópicos relacionados...
Tópico: Autore Respostas: Visualizações: Última mensagem
  Atração Romântica Caos 5 8.508 18-08-2018, 12:07 AM
Última mensagem: unã
  Afinal, o que seria afilia? Aspectral em todos os sentidos? unã 3 9.380 22-03-2018, 01:59 AM
Última mensagem: danicamel
  Graus de atração e Espectros unã 4 7.016 12-01-2018, 12:00 AM
Última mensagem: unã

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)