• 1 votos - 5 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Gêneros de A a Z [não confundir com o jogo :P]
#1
Sem narração:
https://youtu.be/nnuUw55P2uU

Com narração:
https://youtu.be/K3ApHnry5_g


Essa é uma ideia que eu já tinha há algum tempo (sim, antes do tópico do Lord sobre orientações de A a Z lol, embora o nome eu talvez tenha tirado dali), fazer um vídeo com dois gêneros para cada letra do alfabeto para mostrar o quanto é impossível:

1) Falar "quais os gêneros que existem" em uma conversa casual;
2) Fazer um vídeo/uma imagem/etc. que "mostre todos os gêneros";
3) Determinar qual a identidade LGBTQIAPN+ mais obscura.

Talvez o vídeo pudesse ter uma atmosfera mais light se eu tivesse uma aproximação mais "olha que legal, existem vários gêneros uwu", mas sinceramente, minha vontade de fazer este vídeo em particular não veio daí.

Script: https://pastebin.com/rD1yDNQ6

Créditos:

Bandeiras e definições:
http://pride-flags.deviantart.com
http://ask-pride-color-schemes.tumblr.com
http://orientando.org

Músicas:
Digital Lemonade por Kevin MacLeod
(http://youtube.com/watch?v=nEMXCn9BGIc)
Even Happy Day por Lobo Loco
(http://freemusicarchive.org/music/Lobo_Loco/)
Feelin’ Good por Purple Planet
(http://www.purple-planet.com/)

Narração, texto, edição:
Tath Sant’Anna

Perguntas e respostas:

Qual o editor de vídeo usado?
Adobe Photoshop CC. Sim, é sério. :P

Por que não tem as letras K, W e Y?
Mesmo que eu inicialmente tivesse planos em incluir algumas identidades com estas letras (independentemente das adaptações que eu geralmente faço para o Orientando geralmente tirarem estas letras; como em klape -> clape e em myr -> mir), quando me deparei com o fato de nenhuma identidade começar com Y, decidi simplesmente tirar essas letras, que geralmente são vistas como "estrangeiras", ainda que elas tenham voltado ao alfabeto depois do último acordo ortográfico.

Como as identidades foram escolhidas?
Eu tentei evitar identidades óbvias demais (gênero-fluido, agênero, demigênero, etc.), mas eu quis colocar tanto identidades que são relativamente usadas (juxera, maverique, etc.) quanto identidades que eu nem sabia que existiam antes de dar uma revirada geral na lista para ver o que eu escolheria (romantogênero, zeogênero, etc). Eu também queria evitar colocar muitas identidades de um mesmo "tipo": coloquei alguns gêneros relacionados aos gêneros binários, alguns gêneros "base" completamente fora do binário, algumas identidades fluidas, algumas identidades parciais, etc.

Quais são as fontes?
WritersFont e Carlito.

Por que existem duas versões do vídeo?
Eu me concentro melhor no vídeo em si sem a narração, fora que minha narração não é lá muito interessante (a maior parte é só eu lendo, embora eu tenha tentado dar uma entonação para que a voz não ficasse monótona demais). Porém, eu sei que muita gente acompanha melhor o áudio do que as palavras na tela, e sei que existem pessoas que não conseguem ver ou ler, então achei interessante fazer uma narração também.

Por que não tem esses gêneros no Orientando?
Colocar gêneros na lista dá trabalho. Eu quero colocar mais uns 100 gêneros, mas não é uma das minhas prioridades no momento. Se eu ficar só me concentrando em listar todos os rótulos e bandeiras possíveis, vou ter muito mais trabalho do que ganhos: pessoalmente, acho que vale mais a pena fazer mais páginas e materiais explicando com detalhes como gêneros funcionam e que tipos de experiências com gênero são possíveis do que aumentar uma lista que não vai ser lida por completo de qualquer forma.
  Responder
#2
Gostei de ao menos ouvir a pronúncia de alguns gêneros, e a proposta do vídeo é interessante, porque é difícil ter gente falando em detalhes sobre gêneros não-binários.

Mas as informações estão muito rápidas, fica difícil de absorver alguns gêneros, ainda mais quando é um assunto pouco conhecido (sem querer ofender >3>)
  Responder
#3
@Caah: Obrigade pelo comentário! :)

Citação:Mas as informações estão muito rápidas, fica difícil de absorver alguns gêneros

Isso é kinda proposital: o vídeo tem mais o propósito de mostrar quantidade do que de mostrar como funciona cada gênero. É claro, se alguém estiver realmente questionando e quiser ver os gêneros um por um, recomendo pausar. :P

(Na verdade, o que recomendo mesmo é que poste um tópico novo, para que eu e outras pessoas possamos sugerir gêneros mais específicos e discutir gênero com mais detalhes.)
  Responder
#4
gente adorei o video, amo o fato das pessoas estarem se importando com a variedade de generos na nossa sociaedade, diate isso fiz um post falado sobre o Meta-Genero se estiverem interessadas se liga no link

http://orientando.org/forum/t/meta-genero/

With Love, Vic.
  Responder


Possíveis tópicos relacionados...
Tópico: Autore Respostas: Visualizações: Última mensagem
  Traduções de identidades do tipo "gênero-fluido entre todos os gêneros menos tais" Aster 3 7.181 01-08-2020, 03:45 PM
Última mensagem: mimi
  Quais são esses gêneros? Octonine 1 4.081 24-10-2019, 11:34 AM
Última mensagem: Aster
  Adjetivos para Qualidades de Gênero/Gêneros Bases danicamel 14 20.902 05-07-2018, 05:53 PM
Última mensagem: danicamel

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)