14-05-2023, 01:36 AM
(13-05-2023, 02:04 AM)mistério escreveu: 1. qual a diferença de disforia e incongruência de gênero, e por que tem gente que prefere incongruência?
Depende de pra quem você perguntar. Eu pessoalmente diria que a diferença principal é que o termo incongruência é usado no CID/ICD e o termo disforia é usado no DSM. Inclusive o termo é usado praticamente da mesma forma em textos.
Há quem diga que incongruência é um termo melhor por ser menos patologizante. Embora, sim, incongruência de gênero como definida no CID não requer "sofrimento psíquico":
- Quando pessoas trans estão falando sobre sofrer disforia, estão falando sobre sofrerem por conta de como são tratadas/se veem/pensam de si mesmas/acham que vão ser tratadas/etc.;
- "Incongruência de gênero" pra mim dá a impressão de que a intenção é dizer que o sexo designado ao nascer é um gênero base (= normal), para que a identidade de gênero real da pessoa seja incongruente (= contraditório) a este. Enquanto isso, disforia só significa um estado de estar infeliz/insatisfeite/inquiete, o que me dá uma impressão maior de "disforia de gênero" ter a ver com um problema relacionado a gênero mas que não presume nenhuma relação com sexo designado.
(13-05-2023, 02:04 AM)mistério escreveu: 2. opiniões sobre o conceito de disforia ser inerentemente cissexista?
A estigmatização da disforia, quando é enquadrada como um problema médico e portanto como algo ruim que acontece com pessoas ruins e que precisam ser curadas para não permanecerem como subumanas por suas vidas inteiras, é cissexista e capacitista.
Agora, discutir sobre experiências reais e métodos para aliviar sentimentos negativos e usar termos já usados pra isso cujos problemas são os usos deles em contextos médicos, os quais são negativos não por conta de descreverem sintomas mas sim por conta de estigmas relacionados com saúde mental e com maus tratos de grupos marginalizados pela medicina? Não vejo isso como cissexismo.
Porém, caso você queira usar um termo distante deste contexto, posso sugerir trauma de gênero. Trauma é um termo usado em contextos médicos, mas "trauma de gênero" não (até onde sei).