• 0 votos - 0 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Pesquisa: há a necessidade de incluir hétero na lista de orientações?
#1
Com o tópico de Fulan@ sobre o assunto, resolvi fazer uma pesquisa, e abrir discussão sobre isso.

Não postaremos bandeira de orgulho hétero alguma, porque assim como orgulho cis, todo caso de "orgulho hétero" provém ou de ódio explícito contra pessoas não-hétero, ou de concepções erradas sobre o que a identidade hétero representa, que também acabam representando discursos de discriminação ("só nós podemos nos reproduzir!", "só nós fazemos famílias de verdade!", "só nós temos relações balanceadas entre os dois gêneros!", etc).

Porém, caso a votação de fazer uma página para hétero ganhe, vou falar da cunhagem do termo, que ocorreu junto a do termo homossexual, e talvez da questão da inclusão ocasional de "héteros aliades" em siglas de coletivos ou organizações LGBTQIAPN+.

Algumas razões para ser a favor da inclusão:

- Muitas pessoas definem hétero como "atração por gêneros diferentes", ignorando que a heteronormatividade não valoriza relacionamentos que incluem pessoas não-binárias;

- A lista poderia ser considerada mais completa, por não ignorar uma das orientações mais conhecidas;

- Ainda que já existam explicações sobre o que é hétero nas páginas O que é orientação sexual? e O que é orientação romântica?, estas explicações estão no meio de outras informações, e portanto podem ser perdidas ou acabar não sendo encontradas.

Algumas razões para ser contra a inclusão:

- Tecnicamente, informações sobre como se define hétero já estão disponíveis no site;

- Não há necessidade de "promover" a identidade hétero, pois ela é bem conhecida e raramente é mal-interpretada, ao contrário de qualquer outra orientação;

- A questão de "ter uma orientação faltando" pode ser resolvida com a mudança do nome da seção para "lista de orientações marginalizadas", ou com a adição de um parágrafo que diz que como o site é para promover identidades LGBTQIAPN+, não há a necessidade de colocar hétero na lista.

Sintam-se livres para espalhar a pesquisa, sei que tem muita gente que conhece (ao menos superficialmente) o Orientando, mas que não frequenta os fóruns.

<iframe src="https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScJWeOWLiXPsc8U5l9C9q2AUxldu4NO16huMkuUGWVCrzbEyQ/viewform?embedded=true" width="760" height="500" frameborder="0" marginheight="0" marginwidth="0">Carregando…</iframe>

(Caso o embed acima não carregue, clique aqui.)
  Responder


Postagens neste tópico
Pesquisa: há a necessidade de incluir hétero na lista de orientações? - por Aster - 28-10-2017, 11:16 PM

Possíveis tópicos relacionados...
Tópico: Autore Respostas: Visualizações: Última mensagem
  Lista de gêneros: esclarecimentos e 2do Aster 4 8.951 08-03-2018, 12:10 PM
Última mensagem: Aster
  hetero e cisgenero cadê? Human@ 4 8.260 17-07-2017, 03:23 PM
Última mensagem: Human@
  Explicações: como orientações funcionam Aster 7 11.547 06-01-2017, 08:33 PM
Última mensagem: Aster

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)