• 1 votos - 5 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Termos guarda-chuva/macrorrótulos de gênero
#1
Eu talvez tenha uma página para isso posteriormente, mas queria só colocar isso aqui, mais como curiosidades, I guess.

Vou começar com os novos queridinhos da comunidade NB (pelos quais tenho desgosto, mas vamos lá):

[Imagem: lunarian__1__by_pride_flags-das2bl6-300x180.png]

Lunariane (lunarian): Alguém que possui identidade ou experiências similares às de uma mulher.[Imagem: solarian__1__by_pride_flags-das2bk2-300x180.png]

Solariane (solarian): Alguém que possui identidade ou experiências similares às de um homem.[Imagem: stellarian__1__by_pride_flags-das2bka-300x180.png]

Estelariane (stellarian): Alguém que não possui alinhamento forte com gêneros binários, ou que rejeita tais alinhamentos.

[Imagem: dawnian_by_pride_flags-da2rl7v-300x180.png]

Auroriane (dawnian): Alguém que é parcialmente solariane.[Imagem: duskian_by_pride_flags-da2rl7n-300x180.png]

Crepusculiane (duskian): Alguém que é parcialmente lunariane.[Imagem: galaxian_by_pride_flags-das2bjf-300x180.png]

Galaxiane (galaxian) ou lusolestelariane (lunasolstellarian): Alguém que é solariane, lunariane e estelariane.

Essas identidades também podem ser combinadas entre si de outras formas. Uma pessoa pode ser lunestelariane ou solunariane, por exemplo.

[Imagem: xenogender__2__by_pride_flags-dauw405-300x180.png]

Xenogênero (xenogender): Qualquer gênero que precise ser comparado com algo não convencionalmente associado a gênero para poder pelo menos começar a entendê-lo. São gêneros baseados em substantivos, arquétipos, sentimentos, conceitos abstratos, etc. São gêneros como caelgênero, gênero-cor e gênero-fofo.[Imagem: pocket_gender_by_pride_flags-dasnfaw-300x180.png]

Gênero de bolso (pocket gender): Qualquer identidade de gênero utilizada por poucas pessoas, ou por apenas só uma pessoa. Acredito que inavire, fisgênero e egogênero sejam bons exemplos.

[Imagem: kingender__1__by_pride_flags-d98s0xo-300x180.png]

Kingênero (kingender): Qualquer identidade de gênero influenciada por ser otherkin. Embora eu não tenha colocado nada além de kingênero na lista de gêneros, existem vários kingêneros específicos, como canisgênero, videogênero e drakefluide.

[Imagem: neurogender_pride_flag_by_pride_flags-d9...00x180.png]

Neurogênero (neurogender): Qualquer identidade de gênero influenciada por neurodivergência. Assim como kingênero, pode ser um gênero específico, mas existem neurogêneros específicos, como gênero-vago, cavusgênero e bordergênero.

[Imagem: intergender__3__by_pride_flags-d95m3ql-300x180.png]

Intergênero (intergender): Não é tão comum utilizarem como um macrorrótulo quanto como uma identidade específica, mas a palavra intergênero também pode ser utilizada desta maneira. Algumas identidades que podem ser consideradas intergêneros são resbis e duogênero.

Gênero-substantivo (noungender): Qualquer identidade de gênero que é melhor descrita com um substantivo, como gênero-estrela, gênero-estática ou gênero-vácuo.

[Imagem: tumblr_inline_n9862kIYjX1sk6dye.png]

Gênero do zodíaco (zodiacgender): Qualquer gênero que tenha sido criado a partir de um signo do zodíaco (incluindo serpentário). Estes gêneros não possuem lógica para serem agrupados, fora terem nomes no mesmo esquema. Geralmente são baseados nas personalidades dos signos. Alguns exemplos são libragênero, cancegênero e arigênero. (Notem que nem todos os gêneros do zodíaco estão na lista...)

Fora isso, outros gêneros podem ser utilizados como macrorrótulos. Gênero-fluido inclui qualquer gênero que envolva mudança de gênero, como aquarigênero, eafluide e altefluide. Demigênero inclui qualquer gênero parcial, como magigênero, nanogênero e hemigênero. E assim vai.

Você usa algum macrorrótulo para gênero? Você acha que os macrorrótulos aplicados a seu gênero são úteis? Você sabe de algum outro macrorrótulo que deveria estar nesta lista?
  Responder


Postagens neste tópico
Termos guarda-chuva/macrorrótulos de gênero - por Aster - 26-01-2017, 12:47 PM

Possíveis tópicos relacionados...
Tópico: Autore Respostas: Visualizações: Última mensagem
  Gênero dragão-selvagem Key Tales 7 679 17-03-2024, 08:18 PM
Última mensagem: Key Tales
  Gênero Diabolique Allan 4 1.556 16-03-2024, 02:49 PM
Última mensagem: Key Tales
  Vocabulário relacionado à disforia de gênero (AC: características sexuais e etc.) Aster 4 7.085 14-05-2023, 01:36 AM
Última mensagem: Aster

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)