• 1 votos - 5 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Termos guarda-chuva/macrorrótulos de gênero
#5
1) Com certeza existe um grande overlap, mas acho que não são necessariamente a mesma coisa. Xenogêneros podem vir de substantivos, mas podem também vir de outros conceitos. Por exemplo, gênero-flor não tem tanto a ver com uma flor em si, e sim com qualquer coisa que seja bela e delicada, então não sei se conta. Já floragênero é um gênero que floresce, o que tem a ver com a metáfora de flor, então eu já tenho mais certeza que é um gênero-substantivo.

É claro, isso faz com que gênero-estrela e gênero-vácuo não sejam necessariamente gêneros-substantivos, mas podem ser, dependendo do significado aplicado. O mesmo vale para gênero-flor.

2) Sim. Eu diria que "orientação de bolso" poderia ser definitivamente uma coisa, e que algum termo para orientações fluidas também deveria existir. Além desses, existem mono (atração por um gênero, ou por uma categoria de pessoas/gêneros), aquileanes (atração de homens ou pessoas solarianas* por homens e/ou pessoas solarianas*), sáfiques (atração de mulheres ou pessoas lunarianas* por mulheres e/ou pessoas lunarianas*), embianes (atração de pessoas não-binárias por pessoas não-binárias) e diamóriques (pessoas não-binárias atraídas por pessoas não-binárias).

* Falo de solariane/lunariane aqui como "alguém que se alinha com um gênero binário por sua própria vontade", não de pessoas que poderiam ser consideradas solarianas/lunarianas apenas por aparência ou gênero, contra a própria vontade ou intenção.

A diferença entre esses rótulos e gay/lésbica/cetero é que são mais gerais: tanto uma mulher pan quanto uma lésbica não-binária podem se dizer sáficas, tanto uma pessoa transmasculina proquu quanto um homem gay podem se dizer aquileanos, tanto uma juxera neurromântica quanto uma pessoa agênero omnissexual podem se dizer embianes.

A diferença é que uma relação entre uma pessoa não-binária e outra pessoa qualquer pode ser chamada de diamórica, mas não embiana. Por exemplo:

Relação entre homem binário e pessoa aporagênero: pode ser considerada diamórica, não embiana (há uma pessoa binária envolvida)
Relação entre maverique e andrógine: pode ser considerada tanto diamórica quanto embiana
Relação entre demimulher lunariana e mulher binária: pode ser considerada diamórica ou sáfica, mas não embiana (há uma pessoa binária envolvida, e ambas as pessoas se consideram/comparam com mulheres de alguma forma)


...ok, eu admito que solariane/lunariane/etc. podem ser palavras úteis. Mas não se são aplicadas às pessoas sem permissão, como se todo proxvir fosse solariano, toda mulher não-binária fosse lunariana e toda pessoa agênero fosse estelariana. E nem se são utilizadas como descrições de como as pessoas se parecem, ou como descrições de experiências de vida.
  Responder


Postagens neste tópico
Termos guarda-chuva/macrorrótulos de gênero - por Aster - 31-01-2017, 10:23 AM

Possíveis tópicos relacionados...
Tópico: Autore Respostas: Visualizações: Última mensagem
  Gênero dragão-selvagem Key Tales 7 906 17-03-2024, 08:18 PM
Última mensagem: Key Tales
  Gênero Diabolique Allan 4 1.612 16-03-2024, 02:49 PM
Última mensagem: Key Tales
  Vocabulário relacionado à disforia de gênero (AC: características sexuais e etc.) Aster 4 7.150 14-05-2023, 01:36 AM
Última mensagem: Aster

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)