• 1 votos - 5 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Gênero Juxera
#2
@haymimi se você puder dar uma explicação do seu ponto de vista, eu agradeço

Jude, que modera o blog enby-positivity (tag juxera aqui) é bigênero maverique/juxera, e acho que seria a pessoa que está mais perto de "ser famosa" desse gênero :P

Posso dizer que, para qualquer gênero não-binário, questões do tipo "como identificar" e "como se vestem" são complicadas. Isso tanto porque temos poucas pessoas de cada gênero específico quanto porque os pontos de vista dessas pessoas sobre seu gênero são diferentes.

Por exemplo, eu acho que se eu fosse designade como homem ao nascimento, e que tivessem me chamado de homem a vida toda sem me dar chance de me identificar como outra coisa, e assumindo que eu teria o mesmo gênero, eu provavelmente faria esforços contrários para "balancear" a visão da sociedade sobre mim como pessoa não-binária: usaria mais roupas consideradas femininas e procuraria por formas de "parecer menos masculine" para tentar achar algo que combinasse com meu gênero.

Traduzindo isso para juxeras, acho que juxeras que foram colocades na caixa de mulher pela vida inteira podem acabar querendo sair mais da ideia de feminilidade/mulheridade imposta, tendo mais chances de buscar visuais considerados masculinos/neutros, de não querer usar linguagem associada a mulheres, etc.; enquanto juxeras que foram colocades na caixa de homem pela vida inteira podem se sentir mais confortáveis com estereótipos femininos, já que esses são negados a pessoas transfemininas.

Obviamente, nem sempre é o caso, já que existem pessoas não-binárias designadas como mulheres ao nascimento que não se importam em ser "femininas" e usar a/ela/a, e pessoas não-binárias designadas como homens ao nascimento que não se importam em ser "masculinas" e usar o/ele/o. Mas a busca pela validação de uma identidade não-binária - especialmente quando ela é importante para a pessoa - pode afetar bastante o quanto vai se sentir confortável com certas roupas, não importa o quanto gostaria de usá-las se ainda tivesse seu gênero respeitado dessa maneira.

Quanto a "como identificar", se a pessoa não está usando algum item de orgulho, só perguntando, e só se a pessoa estiver confortável em dar essa informação.
  Responder


Postagens neste tópico
Gênero Juxera - por l00ki - 24-10-2017, 11:35 AM
Gênero Juxera - por Aster - 25-10-2017, 11:34 AM
Gênero Juxera - por l00ki - 25-10-2017, 02:07 PM
Gênero Juxera - por mimi - 27-10-2017, 06:39 PM
Gênero Juxera - por l00ki - 29-10-2017, 09:42 PM
Gênero Juxera - por Aster - 30-10-2017, 08:33 AM
Gênero Juxera - por l00ki - 30-10-2017, 08:41 AM
Gênero Juxera - por Human@ - 27-12-2017, 07:31 PM

Possíveis tópicos relacionados...
Tópico: Autore Respostas: Visualizações: Última mensagem
  Gênero dragão-selvagem Key Tales 7 559 17-03-2024, 08:18 PM
Última mensagem: Key Tales
  Gênero Diabolique Allan 4 1.504 16-03-2024, 02:49 PM
Última mensagem: Key Tales
  Vocabulário relacionado à disforia de gênero (AC: características sexuais e etc.) Aster 4 7.037 14-05-2023, 01:36 AM
Última mensagem: Aster

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)