• 1 votos - 5 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Gêneros binários
#3
Minha interpretação desse tópico:

Bom, pra começo de conversa, os gêneros binários são impostos de acordo com o tal sexo biológico. Então dentro dessa visão cisnormativa da sociedade, quem é do "sexo masculino" (XY, níveis altos de testosterona, testículos e pênis) é homem e quem é do "sexo feminino" (XX, níveis altos de progesterona e estrogênio, ovários e vulva) é mulher. Pessoas intersexo são desumanamente encaixadas de um desses gêneros de alguma forma.

Junto com esses gêneros impostos vêm as noções sociais de longa data, os famosos estereótipos e os papéis de gênero. Isso tudo tem a ver com o comportamento.

Então até aqui, nesse monte de normatividades, o ser homem e o ser mulher são definidos por corpo e comportamento.

Agora, o ser humano é muito complexo e acho que nunca conseguiu seguir perfeitamente e a vida toda esses padrões biológicos e comportamentais. Essas normatividades são furadas porque nem o sexo é binário, e mesmo os perissexos podem ter variações entre si. E sempre houve homens e mulheres pra questionar os comportamentos, mesmo quando 99% do meio os aceitava sem questionar.

Enfim, meu ponto aqui é que homem e mulher estão se tornando identidades tão subjetivas quanto os gêneros não-binários. Cada vez mais teremos homens e mulheres com expressões de gênero diferentes do esperado, que rejeitam os papéis de gênero, querendo se comportar da maneira que acham melhor e mais saudável, etc.

Ah, e como essas identidades estão sendo questionadas e até reconstruídas, acredito que a tendência é essas separações (por exemplo, no esporte) acabarem. O problema não é o homem e a mulher, e sim como a sociedade trata esses gêneros. Por isso não acho que homem e mulher precisam "deixar de existir". Lutar contra a cisnormatividade não é querer acabar com os gêneros binários, é querer acabar com as imposições de gênero. É isso.
O L T I E L
[-] 1 usuárie deu agradecimento a Oltiel por esta postagem:
  • Octonine
  Responder


Postagens neste tópico
Gêneros binários - por l00ki - 19-02-2018, 09:11 AM
Gêneros binários - por Aster - 19-02-2018, 09:35 AM
Gêneros binários - por Oltiel - 19-02-2018, 09:54 AM
Gêneros binários - por l00ki - 23-02-2018, 07:53 AM
Gêneros binários - por unã - 26-02-2018, 12:20 AM
Gêneros binários - por danicamel - 10-03-2018, 02:08 AM

Possíveis tópicos relacionados...
Tópico: Autore Respostas: Visualizações: Última mensagem
  Traduções de identidades do tipo "gênero-fluido entre todos os gêneros menos tais" Aster 3 7.300 01-08-2020, 03:45 PM
Última mensagem: mimi
  Quais são esses gêneros? Octonine 1 4.138 24-10-2019, 11:34 AM
Última mensagem: Aster
  Adjetivos para Qualidades de Gênero/Gêneros Bases danicamel 14 21.222 05-07-2018, 05:53 PM
Última mensagem: danicamel

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)