• 1 votos - 5 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Gêneros binários
#6
Que post legal. A principio é sobre identidade de genero, homem e mulher, uma relacionada a masculinidade e outra a feminilidade, e nao sobre expressão de gênero como ja esclareceram. Isso significa dizer também que se por exemplo alguém achar algo feminino ou muito feminino e “adulto”, ela pode tratar aquilo como coisa de mulher. Sinônimo sabe, tipo quando você diz “homem que se veste de mulher”… Acho que tanto a identidade homem como mulher possuem essa característica de serem gêneros não muito flexíveis tendendo a ser algo muito fixo. Mas agora o indivíduo que se identifica com esses gêneros, aí já é outra questão, e isso vai lembrar essa tua fala de “homem que veste de mulher e você versa”: Judith Butler coloca da seguinte maneira :

1- Sujeito

Para Butler, o sujeito não é preexistente; ele é sujeito-em-processo constituído no discurso e pelos atos que executa. Este sujeito, portanto, se constrói e destrói o tempo todo. É, assim, instável e poroso, sem lugar fixo no mundo. Isto significa dizer que o sujeito é um construto performático. (mais).

Portanto, só dando uma idéia, é como na astrologia, não é porque você nasce têm o posicionamento do sol em tal signo, que você deixou de um ser humano, plural, complexo, bio psico social, kk, ou ser o próprio signo em si, e infelizmente esse é um tipo de interpretação muito comum. Por isso as pessoas forjam demência quando alguém se diz homem, ou mulher, nao-binarie. No sistema binarista funciona assim. Você deve ser apenas isso ou aquilo. Inteiramente isso ou aquilo, toda hora, exclusivamente. O que eu quero dizer é que podemos ser homem e mulher ao mesmo tempo, uma hora homem ou mulher, ou homem/mulher e algo fora dessa binariedade porque antes disso somos seres humanos (homem no passadovera equivalente à humane). E uma pequena análise historica também seria legal pra entendere melhor a questão. Eu começaria pela etimologia dos generos homem e mulher, que têm origem no latim, e variando entre gêneros binários diferentes de outros países/idiomas como femme, homme, men, woman,uomo, donna, ánthropos, gynaíkes etc.
[-] 1 usuárie deu agradecimento a danicamel por esta postagem:
  • Octonine
  Responder


Postagens neste tópico
Gêneros binários - por l00ki - 19-02-2018, 09:11 AM
Gêneros binários - por Aster - 19-02-2018, 09:35 AM
Gêneros binários - por Oltiel - 19-02-2018, 09:54 AM
Gêneros binários - por l00ki - 23-02-2018, 07:53 AM
Gêneros binários - por unã - 26-02-2018, 12:20 AM
Gêneros binários - por danicamel - 10-03-2018, 02:08 AM

Possíveis tópicos relacionados...
Tópico: Autore Respostas: Visualizações: Última mensagem
  Traduções de identidades do tipo "gênero-fluido entre todos os gêneros menos tais" Aster 3 7.301 01-08-2020, 03:45 PM
Última mensagem: mimi
  Quais são esses gêneros? Octonine 1 4.138 24-10-2019, 11:34 AM
Última mensagem: Aster
  Adjetivos para Qualidades de Gênero/Gêneros Bases danicamel 14 21.227 05-07-2018, 05:53 PM
Última mensagem: danicamel

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 2 visitante(s)