• 1 votos - 5 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Gênero Juxera
#1
Boa tarde,
Desculpem minha ignorância, mas eu estava lendo no fórum sobre o gênero Juxera, porém não consegui entender ao certo o gênero, sei que é do espectro feminino, mas não consigo compreender o gênero com essas explicações, talvez por nunca ter conhecido pessoalmente ninguém deste gênero, existe alguma forma de eu obter melhores explicações? Como por exemplo: como identificar alguém do gênero Juxera, diferenças marcantes entre Juxera e mulher, como se vestem normalmente, pessoas famosas deste gênero, etc.

Procurei mais fontes fora do Orientando, mas são menos especificas ainda, ou deixam muito vago ou não explicam direito, o Orientando foi a melhor fonte de dados que obtive deste Gênero mas mesmo assim não consegui compreender completamente.

Peço desculpas caso eu ofenda alguém com estas perguntas, estou apenas em busca de entender melhor o gênero.
  Responder
#2
@haymimi se você puder dar uma explicação do seu ponto de vista, eu agradeço

Jude, que modera o blog enby-positivity (tag juxera aqui) é bigênero maverique/juxera, e acho que seria a pessoa que está mais perto de "ser famosa" desse gênero :P

Posso dizer que, para qualquer gênero não-binário, questões do tipo "como identificar" e "como se vestem" são complicadas. Isso tanto porque temos poucas pessoas de cada gênero específico quanto porque os pontos de vista dessas pessoas sobre seu gênero são diferentes.

Por exemplo, eu acho que se eu fosse designade como homem ao nascimento, e que tivessem me chamado de homem a vida toda sem me dar chance de me identificar como outra coisa, e assumindo que eu teria o mesmo gênero, eu provavelmente faria esforços contrários para "balancear" a visão da sociedade sobre mim como pessoa não-binária: usaria mais roupas consideradas femininas e procuraria por formas de "parecer menos masculine" para tentar achar algo que combinasse com meu gênero.

Traduzindo isso para juxeras, acho que juxeras que foram colocades na caixa de mulher pela vida inteira podem acabar querendo sair mais da ideia de feminilidade/mulheridade imposta, tendo mais chances de buscar visuais considerados masculinos/neutros, de não querer usar linguagem associada a mulheres, etc.; enquanto juxeras que foram colocades na caixa de homem pela vida inteira podem se sentir mais confortáveis com estereótipos femininos, já que esses são negados a pessoas transfemininas.

Obviamente, nem sempre é o caso, já que existem pessoas não-binárias designadas como mulheres ao nascimento que não se importam em ser "femininas" e usar a/ela/a, e pessoas não-binárias designadas como homens ao nascimento que não se importam em ser "masculinas" e usar o/ele/o. Mas a busca pela validação de uma identidade não-binária - especialmente quando ela é importante para a pessoa - pode afetar bastante o quanto vai se sentir confortável com certas roupas, não importa o quanto gostaria de usá-las se ainda tivesse seu gênero respeitado dessa maneira.

Quanto a "como identificar", se a pessoa não está usando algum item de orgulho, só perguntando, e só se a pessoa estiver confortável em dar essa informação.
  Responder
#3
Acho que entendi um pouco melhor, eu perguntei pois tenho medo de estar falando com uma pessoa juxera e acabar ofendendo de alguma forma tratando como mulher, se tivesse algum meio de identificar alguma caracteristica mais marcante seria mais fácil tomar cuidado para não ofender, sem falar que sabendo identificar poderia auxiliar pessoas que são juxera mas nao sabem, por nao serem informadas e terem duvidas sobre o gênero.
  Responder
#4
oh boy

Citação:existe alguma forma de eu obter melhores explicações?

a página daqui sobre juxera já tem as melhores explicações possíveis. ume juxera é alguém que sente que seu gênero tem alguma relação com ser mulher, mas não o suficiente para se identificar como mulher. é um gênero adjacente a mulher. é um gênero que é magenta se o gênero mulher for rosa choque; similar, mas não o mesmo.

Citação:como se vestem normalmente

meu estilo é meio punk tbh, é um jeito de sair da norma sem chamar atenção por ser gnc

mas isso sou eu, não conheço mais ninguém com esse gênero, nem parcialmente lol...

Citação:pessoas famosas deste gênero

tbh você só vai achar pessoas nb 'famosas' (e é questionável se dá pra chamar elas assim) que se identificam como gênero-fluido, genderqueer ou não-binárias... acho que não tem ninguém de destaque que se identifique com um gênero mais específico, no máximo youtubers ou bloggers maveriques, transmascs, transfems, agênero... é mais fácil achar alguma demimulher ou mulher não-binária por aí que juxera...

Citação:Jude, que modera o blog enby-positivity (tag juxera aqui) é bigênero maverique/juxera, e acho que seria a pessoa que está mais perto de “ser famosa” desse gênero

omfg

acho que esse blog não é tão famoso assim tho

pelas notas, deve ter uma audiência "média", mas não chega a ser um grande destaque, ainda mais quando não é um blog pessoal

Citação:Posso dizer que, para qualquer gênero não-binário, questões do tipo “como identificar” e “como se vestem” são complicadas. Isso tanto porque temos poucas pessoas de cada gênero específico quanto porque os pontos de vista dessas pessoas sobre seu gênero são diferentes.

isso aqui ^

Citação:Quanto a “como identificar”, se a pessoa não está usando algum item de orgulho, só perguntando, e só se a pessoa estiver confortável em dar essa informação.

isso aqui também ^

tipo, enquanto não houver uma seção juxera nas lojas de roupa, e enquanto não morarmos em um país que a diversidade de gênero seja aceita, não tem como criar uma noção de como ume juxera se veste, e isso vale pra qualquer gênero não-binário

mesmo se um grupo de juxeras decidir como vamos nos vestir, nada vai impedir que outras pessoas usem o mesmo estilo, e também seria ridículo tentar fazer com que outras pessoas parassem de se vestir com o "estilo juxera", ou com que qualquer juxera usasse as mesmas coisas

eu sou juxera porque não me encaixo como mulher, e que também não quero me encaixar como mulher, mas com certeza existe um grande componente de algo similar à mulheridade em meu gênero, então acho que juxera é um rótulo mais preciso do que não-binári ou neutrois ou gênero-estrela ou w/e

Citação:poderia auxiliar pessoas que são juxera mas nao sabem, por nao serem informadas e terem duvidas sobre o gênero.

mesmo que alguém pudesse se identificar como juxera pela essência de seu gênero bater com a descrição, se a pessoa lê a descrição de juxera e acha que é bobagem/que não precisa do rótulo/que outro rótulo é melhor, ou por ter mente fechada ou por causa de pressão externa, não tem muito como convencer

alguém que está questionando seu gênero tem que ter a mínima ideia de que tipo de rótulo está procurando
  Responder
#5
Agora to entendendo melhor,acho que meu erro ta em tentar entender algo que pra mim homem cis é impossivel, não tem como eu entender em 100% como a pessoa de um gênero diferente se sente, se comporta, ou qualquer outra coisa, até pq eu nao sou desse gênero, a pessoa que tem que se identificar por conta própria, eu posso auxiliar mostrando os generos conhecidos, mas quem tem que se identificar ou nao, é a pessoa.

Muito obrigado!
  Responder
#6
Eu acho que se a sua intenção for mostrar gêneros para pessoas que estão questionando, o conselho mais útil que Mimi deu é esse:

Citação:alguém que está questionando seu gênero tem que ter a mínima ideia de que tipo de rótulo está procurando

Porque, como alguém que responde dúvidas e oferece rótulos para quem está questionando, é bem assim que funciona.

Tipo, alguém que diz que "não se sente mulher mas acha que não deve ser homem porque usa só roupas ditas femininas" pode:

1 - Ser de um gênero relacionado com feminilidade, o que é provavelmente a previsão mais precisa que dá pra fazer com esse tipo de descrição;

2 - Ser do espectro agênero, a pessoa não tem gênero/tem gênero fraco/não liga pra gênero/etc. e por isso tanto faz as roupas. Eu provavelmente sugeriria isso também, até porque agênero é uma das identidades não-binárias mais comuns;

3 - Ser de literalmente qualquer gênero não-binário não relacionado com gêneros binários, afinal nada foi dito explicitamente sobre eles e "usar roupas femininas" não desqualifica o gênero de ninguém;

4 - Na verdade nunca ter experimentado qualquer roupa dita masculina, e a pessoa poderia se sentir mais confortável com essas roupas e/ou com masculinidade se tivesse as experimentado, ou seja, uma das únicas informações que a pessoa disse pode não ter sido útil;

5 - Com base no item 4, a pessoa pode ser de um gênero relacionado com masculinidade, a pessoa pode ser homem e ter cissexismo internalizado sobre não poder ser homem, a pessoa pode ser de um gênero parecido com homem;

6 - A pessoa não sabia articular, mas na verdade é de um gênero relacionado com ser mulher;

7 - A pessoa é gênero-fluido/multigênero e não sabia articular.

Já alguém que diz "eu acho que me encaixo em maverique, mas o gênero parece distante de certa forma" pode se sentir confortável com:

1 - Altemaverique/telemaverique/outros rótulos que signifiquem "gênero distante";

2 - Algum rótulo do espectro agênero, o gênero é distante porque ele é fraco ou é uma característica que não necessariamente descreve o gênero em si e sim suas qualidades. Vapomaverique, libramaverique, nanomaverique, maverique-cinza, etc.;

3 - Rótulos que signifiquem "gênero parecido com maverique", como aporagênero, paramaverique, offmaverique, dubmaverique;

4 - O gênero parece distante porque há mais de um gênero. Bigênero magineutrois/nanomaverique, quem sabe.

Essas ainda são muitas alternativas, mas elas são bem mais precisas do que as anteriores, porque a pessoa simplesmente tem uma noção melhor do seu gênero.

Muitas vezes não tem muito o que falar para alguém que está questionando fora você pode se identificar como não-binárie porque é um rótulo para qualquer pessoa que não é 100% homem nem 100% mulher, mas se quiser um rótulo mais específico vai ter que pensar mais se você tem gênero ou não, se tiver gênero o que ele envolve, se você tem mais de um gênero, se muda de tempos em tempos, etc.

Espero que isso te ajude a entender melhor? x_x
  Responder
#7
Sim, estou entendendo melhor, acho que essas dicas vão me ajudar e muito, ainda to estudando os gêneros mas as vezes não consigo entender em 100% eles até porque nunca tive contato com pessoas de alguns gêneros da lista, mas mesmo não entendendo em 100% acho que estou conseguindo entender melhor como separar eles de uma forma mais dinâmica, gêneros relacionados a feminilidade, masculinidade, gêneros neutros, etc. Acredito que separando nesses grupinhos da para entender melhor cada um, tentar entender em 100% a complexidade de cada um separadamente é muito complicado.

Muito obrigado!
  Responder
#8
Não tem muita diferença pra quem usa, são só duas palavras, se vc não gosta de dizer que é mulher por qualquer motivo que seja, nada te impede de usar juxera, simples assim.

Identidades de gênero são só palavras de que gostamos de ouvir quando descrevemos nós mesmes.
  Responder


Possíveis tópicos relacionados...
Tópico: Autore Respostas: Visualizações: Última mensagem
  Gênero dragão-selvagem Key Tales 7 334 17-03-2024, 08:18 PM
Última mensagem: Key Tales
  Gênero Diabolique Allan 4 1.396 16-03-2024, 02:49 PM
Última mensagem: Key Tales
  Vocabulário relacionado à disforia de gênero (AC: características sexuais e etc.) Aster 4 6.935 14-05-2023, 01:36 AM
Última mensagem: Aster

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)