• 1 votos - 5 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Adjetivos para Qualidades de Gênero/Gêneros Bases
#1
Adjetivos Para Qualidades de Gêneros Fora do Binário

Peoples o que acham desses adjetivos: agenino/agenerino/angelino, ambigueno, bigélino, deminino, neutrino, xenino, polieno etc? No caso estou usando o adjetivo masculino padrão ("português neutro") a gente pode variar de acordo com o nosso gênero/pronome, por exemplo neutrine, deminine... Pra mim isso só soa mais harmônico quando o termo não usa ou precisa do termo "gênero" como sufixo, por exemplo em bigênero, pangênero, ambigênero... com isso, qual adjetivo vocês preferem esses adjetivos com sufixo gênero, ou lino/nino/ino? ou sem sufixo (cael, xeno, bi, pan, poli, neutro, agênero/anjo, fluide, fuidez, ambi/ambiguo/ambivalente etc etc etc)? Há realmente uma necessidade disso pra vocês?
[-] 1 usuárie deu agradecimento a danicamel por esta postagem:
  • Octonine
  Responder
#2
Gosto da ideia, só acho que tem que tomar cuidado para os termos não serem interpretados da forma errada. Polieno é um composto orgânico, deminino me parece muito algo que pode ser confundido com demimenino ou com uma mistura de feminino e demi.

No caso de derivados de palavras que possuem o sufixo gênero, acredito que várias palavras podem ser mais fáceis de entender com o sufixo generine (demigenerine, agenerine, bigenerine, pangenerine), enquanto em outras (geralmente maiores ou mais diferentes) eu não me importo em usar só ine (caeline, estreline, neuroíne, schrodine).

Se "há realmente uma necessidade disso"? Bem, você fez o tópico, então acredito que exista alguma demanda pra isso?

Eu raramente sinto falta desse tipo de palavra, mas acredito que haja algum valor em definir isso.

Só uma pergunta: por que o "gêneros bases" no título? Se for para falar de gênero, e não de qualidade de gênero, acredito que seja melhor usar os nomes que já temos para gêneros, ou tirar a parte "gênero", ou tentar pensar em algum sufixo que pareça mais casual, mas que seja algo separado de qualidade de gênero.
[-] 1 usuárie deu agradecimento a Aster por esta postagem:
  • Octonine
  Responder
#3
Particularmente não sinto essas necessidades porque aceito palavras masculinas e as neolinguagens comuns agora (ex: menine). Mas eu super ultra mega apoio essa iniciativa. Acho que não-bináries merecem adjetivos próprios, únicos, exclusivos, assim como homens e mulheres têm aos montes.
O L T I E L
[-] 1 usuárie deu agradecimento a Oltiel por esta postagem:
  • Octonine
  Responder
#4
@tath gostei do sufixo generine*, eu pensei o mesmo pra alguns termos mas entre generine* ou simplesmente gênero eu usaria com mais frequência gênero. Mas não sei há algo que me incomoda nesse sufixo comparado com ine de masc fem. Agora o fato de eu ter feito o post não necessariamente indica que há uma demanda pra isso e um necessidade. Eu mesmo acho muito pertinente porém na prática é outros quinhentos e tenho essas dúvidas, e um cuidado até em tratar do assunto sei lá tenho receios tbm, pode confundir muito mesmo...
  Responder
#5
4444 escreveu:@tath

Postagem cortada?
  Responder
#6
@tath ah não kk eu tinha digitado, copiado e colado. Porém colei errado. Mas já corrigi. Ainda preciso responder o resto. Desculpa.
  Responder
#7
4442 escreveu:Só uma pergunta: por que o "gêneros bases" no título? Se for para falar de gênero, e não de qualidade de gênero, acredito que seja melhor usar os nomes que já temos para gêneros, ou tirar a parte "gênero", ou tentar pensar em algum sufixo que pareça mais casual, mas que seja algo separado de qualidade de gênero.
@tath Eu não faço distinção entre substantivo abstrato (ex: neutralidade) e adjetivo (neutro) aqui no caso porquê ambos denotam qualidade. Inclusive a gente poderia discutir e pensar em outros substantivos pra além de neutralidade. Eu não conhecia outro termo semelhante, até que hoje eu pensei em "qualidades de gêneros" e fui pesquisar no google e por coincidência dei de cara com um texto daqui. Aí no caso usei ambos. E "bases" porque identidades de gêneros são BASEADAS em qualidades de gênero. Não sei se deu pra entender porém é resumidamente é isso.
  Responder
#8
4444 escreveu:@tath gostei do sufixo generidade , eu pensei o mesmo pra alguns termos mas entre generidade ou simplesmente gênero eu usaria com mais frequência gênero. Mas não sei há algo que me incomoda nesse sufixo comparado com ine de masc fem. Agora o fato de eu ter feito o post não necessariamente indica que há uma demanda pra isso e um necessidade. Eu mesmo acho muito pertinente porém na prática é outros quinhentos e tenho essas dúvidas, e um cuidado até em tratar do assunto sei lá tenho receios tbm, pode confundir muito mesmo...

Não sei se entendo essa proposta. Você quer que, por exemplo, uma qualidade de gênero vinda de aporagênero seja chamada de aporagênero ao invés de aporageneridade ("um gênero aporagenerino")? o_o

Até dá pra pensar em usar palavras mais curtas e bonitas; eu sugeri assim porque acho mais fácil de entender sem pesquisar, mas se sempre preferir aporidade (aporagênero) e neuridade (neurogênero) e caeldade (caelgênero), escolhar o que achar melhor.

"Necessário" é uma palavra relativa. Muita coisa pode não ser "necessária", mas não acho que isso justifica não fazer, especialmente quando é algo que é mais positivo que negativo.

EDIT: Você também pode se interessar no conceito de elemento de gênero (links: {1}, {2}). Eu acho que é basicamente isso de que eu estava falando quando falei de qualidades de gênero naquela postagem, só que esse conceito foi cunhado logo depois.
[-] 1 usuárie deu agradecimento a Aster por esta postagem:
  • Octonine
  Responder
#9
Então @tath não, eu não quero nada assim exatamente, mas basicamente a idéia é mais ou menos essa, e aí depende como tu quer o sufixo,no caso fiz o post pra saber isso. Por exemplo aporageneridade apesar de denotar qualidade, não é um adjetivo, igual feminine e masculine- assim como aporagenerino não é - é um substantivo igual masculinidade e feminilidade. Entendeu? O que se está sendo posto em cheque aqui é a forma como os sufixos de adjetivos de gêneros não-binarios (generidade, gênero, generine)são utilizados em comparação com o binário (line, nine, ine), e isso agora, tanto nas formas de adjetivo como de substantivo. Essa mais ou menos é a discussão podemos dizer. Também acho que necessidade seja algo bastante subjetivo, mas também busco uma análise geral, justamente desse prós e contras, algo mais objetivo.

obs: o seu texto está sensacional, e gostei do tal elemento de gênero, eu acho que é tudo meio que sinônimo mas formas de diferente de descrever as coisas. As Bases seria tipo as qualidades, os elemento, as características, as propriedades, gênero é tipo química KK? vixi amo esse assunto.
[-] 1 usuárie deu agradecimento a danicamel por esta postagem:
  • Octonine
  Responder
#10
Esses sufixos -nine e -line podem ser vistos como feminine e masculine. Este blog começou a usar ulinine como uma combinação de femininidade e masculinidade, embora eu ache melhor ulimine ou emiline. Nesse caso gostaria de usar xemine/xeminine para mim. Quando quero resumir minha pandade de gênero, falo que a maior parte é xin e ain, depois vem fin, nin, min e lin (fin+min), pois cada pessoa pangênera vivencia sua pandade de forma diferente.
Quanto a neutralidade (neutral, neutre), neunine ou nenine? Neuline ou neline para neumem/neumasculine (nin+min, homem neutro) e neumine ou nemine para neulher/neufeminine (nin+fin, mulher neutra). Neuxine ou Xeunine para xeneutres/neuxenines (xin+nin, xeniques neutres, xeneuc/xeneux (xenoic/xenoix+neutre(s)), neutro-xenogêneres, xenoneutres) e xeumiline ou neuximile/neuxilime para xin+nin+lin (andrógine xeneutre).
Quanto ao -rino/-rine, poderiamos usar para a aporageneridade/aingeneridade? Rinine, renine, ou nirine?
Neutralidade poderia ser neuninidade ou neninidade (neunine ou nenine em adjetivos).
[-] 1 usuárie deu agradecimento a unã por esta postagem:
  • Octonine
  Responder


Possíveis tópicos relacionados...
Tópico: Autore Respostas: Visualizações: Última mensagem
  Gênero dragão-selvagem Key Tales 7 339 17-03-2024, 08:18 PM
Última mensagem: Key Tales
  Gênero Diabolique Allan 4 1.414 16-03-2024, 02:49 PM
Última mensagem: Key Tales
  Vocabulário relacionado à disforia de gênero (AC: características sexuais e etc.) Aster 4 6.956 14-05-2023, 01:36 AM
Última mensagem: Aster

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 2 visitante(s)